quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Curso sobre Perícia Ambiental


Curso de Perícia Ambiental em Porto Alegre/RS

Datas: Dias 22 e 23 de Março de 2013
Horários do curso: Das 08:00 h às 12:00 h e das 13:30 h às 18:00 h
Local: Hotel Master Express Perimetral Av. Loureiro da Silva, 1840, Centro em Porto Alegre/RS

Inscrições pelo site www.maxiambiental.com
Informações pelo e-mail cursos@maxiambiental.com

Objetivo: Capacitar os profissionais para a atuação como Peritos Judiciais e Assistentes Técnicos na área ambiental através do conhecimento dos procedimentos, práticas e aspectos legais aplicáveis.

Público Alvo: Profissionais de nível superior atuantes na área de meio ambiente ou interessados em atuar na área de Perícia Ambiental e com registro em conselho de classe; estudantes de nível superior.

Carga Horária: 20 Horas/aula

Conteúdo Programático:
- Fundamentos da Perícia Ambiental;
- Legislação aplicada à Perícia Ambiental;
- Como vir a ser Perito Ambiental;
- Quem pode ser Perito Judicial Ambiental;
- Mercado de trabalho para o Perito e para o assistente técnico;
- Nomeação do Perito;
- Funções do Perito e do Assistente Técnico;
- Remuneração da Perícia e proposta de honorários;
- Noções de Responsabilidade Civil e Criminal;
- Formulação e resposta aos quesitos;
- Procedimentos para realização de Perícia Ambiental;
- Dano ambiental: classificação e características;
- Impedimentos e suspeição;
- Roteiro para Elaboração de Laudo Pericial Ambiental;
- Metodologia para elaboração de documentos técnicos periciais;
- Realização de atividades aplicadas. 


Instrutor: Ricardo Sérgio de Paula Freitas 
Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança. Especialista em Meio Ambiente (Gestão de Passivo Ambiental/Auditor e Perito Ambiental). Perito Ambiental. Eng.º de Processo, Operação e de Produção em empresas de expressão Nacional. Diretor Técnico do Instituto do Meio Ambiente-IMA/AL e Diretor de Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas. Coordenador Geral de Licenciamento da Secretaria do Meio Ambiente Municipal-MCZ/AL. Consultor Técnico da empresa ENSIMA – Eng. e Serviços Ltda, atuando como Coordenador das atividades de elaboração de Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAS, RAA, RCA, PCA, PRAD, RADA, Auditoria Ambiental e OUTROS).

Investimento: *Sob consulta no site www.maxiambiental.com


Curso

Curso sobre o Novo Código Florestal, Licenciamento Ambiental e Lei da Mata Atlântica

Para Informações Acesse: 
MICROEMPA 
http://www.microempa.com.br/cursos.php?id=504

Curso de Direito Ambiental

Atenção! Curso de Direito Ambiental:

Informações:  portalfai.com


WebFolder Direito Ambiental

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Eventos....

SEMINÁRIO SOBRE ACESSO A MERCADOS INSTITUCIONAIS


Ocorrido na última sexta-feira dia 22 de fevereiro, o seminário teve como objetivo criar e discutir alternativas que facilitem o acesso da agricultura familiar a grandes mercados, dentre eles os de instituições governamentais.
Foi bastante debatida a questão da logistica e também como a burocracia e a falta de organização afetam esse setor.
O representante do governo, Sr. Valter Bianchini, secretário da agricultura familiar do MDA, apresentou os principais programas do governo para compra de alimentos dentre eles o  BRASIL SEM MISÉRIA, PNAE e o mais debatido e de maior significância o PAA. O principal desafio é descentralizar o poder de mercado das grandes redes de varejo que manipulam os preços prejudicando os pequenos agricultores.
Foi apresentado como bom exemplo dois casos, o da Secretária da Educação de Erechim e o da Escola Santa Catarina em Caxias do Sul, que vem utilizando a compra de produtos oriundos da agricultura familiar para merenda escolar via chamada púplica.
O acesso a mercados institucionais é um grande avanço para os pequenos produtores, uma ótima alternativa para o escoamento da produção e uma forma de comercializção com preços mais justos.
Os seminários são muito oportunos para o surgimento de novas idéias e para troca de experiência entre as prefeituras.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Notícias...

MDA e Corede Serra firmam acordo para beneficiar agricultores familiares da região



O ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas assina nesta sexta-feira (25), em Caxias do Sul (RS), com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra mais 14 entidades gaúchas, acordo para viabilizar o Programa de Desenvolvimento Integrado da Agricultura Familiar. O objetivo é ampliar o número de agricultores da região que vendem alimentos por meio de programas do governo federal e ampliar o acesso desses trabalhadores à pesquisa e tecnologia. O MDA também contribuirá via Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), pois dos 32 municípios que compõem o Corede, 29 são aptos a receber máquinas.  

Ações previstas no Acordo Para o próximo período, o acordo prevê ações como o Seminário de Acesso aos Mercados Institucionais para agentes públicos e representantes da agricultura familiar, marcado para ocorrer no dia 22 de fevereiro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A ação também prevê a inclusão de turmas da região do Corede Serra no Pronatec Campo no Rio Grande do Sul; a Conferência Intermunicipal entre os municípios abrangentes para tratar dos temas comuns a toda a região e inseri-los nos planos estadual e nacional; e, por fim, a articulação de forma conjunta de recursos para melhoramentos nas culturas e infraestrutura regional.

As áreas de atuação ficarão divididas entre as instituições, mas nenhuma tem a responsabilidade de sozinha cumprir os itens do acordo. “As áreas vão trabalhar entre si, existirá uma conjunção de esforços para realizar as ações”, explica Marcos Regelin. 

CoordenaçãoO MDA ficará responsável por coordenar o grupo de acesso a mercados institucionais. O Corede Serra cuidará da infraestrutura e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) tratará de pesquisa e tecnologia.  


CAROS COLEGAS DA AEANE COMO DITO NA REPORTAGEM OCORRERÁ UM SEMINÁRIO SOBRE "Acesso a Mercados Institucionais" NA UCS DIA 22/02 SEXTA-FEIRA, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES DO CRONOGRAMA DO EVENTO, MAS SERÁ DAS 8:30h ÀS 17h NO BLOCO H, SEM CUSTO. É IMPORTANTE A PRESENÇA DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DA REGIÃO.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Notícias...

Com participação de produtores,

Vai-Vai celebra vinhos do Brasil no

 desfile de São Paulo

 

Escola de samba levou para a avenida a vitivinicultura nacional

 
No carnaval de São Paulo, o agronegócio marcou presença. A escola de samba Vai-Vai levou para a avenida as uvas e os vinhos do Brasil em um desfile de cultura, requinte e produção rural. E muitos produtores rurais participaram da festa.
Já passava das 3 horas da manhã de sábado quando a Vai-Vai entrou no Sambódromo do Anhembi com o enredo “Sangue da Terra, Videira da Vida: um brinde de amor em plena avenida - Vinhos Brasil”. Logo na comissão de frente, o milagre da transformação de água em vinho foi representado pelos bailarinos.
A escola, com 3,8 mil integrantes, levou para seu desfile a vitivinicultura do Brasil e apostou na história do vinho desde a época de Cristo, passando pelo antigo oriente até chegar aos dias de hoje.

E quem mais participa da história de produção de uva e vinho não ficou de fora, dezenas de produtores rurais participaram do desfile tanto nos camarotes quanto na avenida.

– A gente vê pessoas festejando, cantando a letra do enredo que tem a ver com a nossa hitória, é muito emocionante – diz o produtor rural Cláudio Góes.

A ação foi comemorada por representantes do setor.

— Eu acho que mesmo que a gente não consiga o 15º titula da Vai-vai eu acho que nós já fomos vencedores em colocar o vinho no evento. É uma quebra de paradigma, foi muito bom. Somos vencedores de qualquer forma, mas acreditamos no título ainda — diz o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Alceu Dalle Molle.


Canal Rural

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Oportunidades...



Emprego agrônomo de

desenvolvimento de marketing e inovação, Porto Alegre – RS

 

Empresa Contratante


Yara

Emprego agrônomo de desenvolvimento de marketing e inovação, Porto Alegre - RSA Yara International ASA é uma empresa global especializada em produtos agrícolas e agentes de proteção ambiental. Como a maior fornecedora mundial de fertilizantes minerais, a Yara ajuda a fornecer alimentos e energia renovável para uma população mundial crescente.


Dados da Vaga de Emprego


Marketing, Development and Innovation Agronomist

  • Agronomic Engineering degree.
  • Agronomist background – knowledge in plant nutrition and fertilizers.
  • Advanced Portuguese and English Level. Master degree (desirable).
  • Efficient planning and time administration. Fertilizers market and products. Marketing and communication. Proactivity and assertivity. Commitment. Communication skills. Conflict management. Project Management.


Responsabilidades:
  • Manage and streamline the portfolio of products in Yara Brasil. Plan, execute and control projects for market development, aligned and supported by the marketing central team and Hanninghof Research Centre, as well as with MD&I colleagues.
  • Collect and analyze data and bibliographic research for conversion into sales arguments. Lead and manage agricultural research with official institutes.
  • Approach and align technical discourse with key influencers by using knowledge, providing easy access to key markets for Yara.
  • Collect, organize and share relevant market information, as well as identify opportunities and threats to the business model of Yara.


Envio de currículos até 12 de Fevereiro de 2013